O Coração Não Envelhece...
Envelhecer não é um processo agradável. Ninguém está preparado.
Conheci algumas pessoas que lidaram e lidam mal com esta situação, eu provavelmente irei passar um mau bocado quando a minha aparência deixar de ser a mesma.
Uma senhora idosa, há uns anos atrás, meteu conversa comigo num café comentando os meus saltos altos:
- Eu também já usei sapatos tão altos como os seus quando era nova! E era bonita!
No meio daquela conversa percebi que estava profundamente triste, disse-me: "Aproveite, passa tudo num instante". Mostrou-me uma foto quando tinha 20 anos, era linda. Estava nos seus 65 anos e parecia ter pelo menos mais 10.
Há pouco tempo, conheci uma senhora com a fabulosa idade de 82 anos, com uns olhos de menina e um sorriso maroto, alegre, poucas rugas. Fora rica, depois do 25 de Abril perdeu tudo, hoje é sustentada pela filha. Não tem netos e adoptou 3 cães, 2 gatos e 5 porquinhos da india. Casou com o amor da vida dela, separou-se do marido infiel, divorciou-se anos mais tarde, teve para casar duas vezes mas até esses tinham amantes, os amigos foram morrendo, sobram dois, um deles está num lar tem 90 anos, visita-a quase todos os dias e o outro não sabe onde se encontra. Dorme pouco, talvez 3 ou 4 horas, toma medicamentos para tudo, anda muito devagar, foi mimada a vida toda porque não teve irmãos mas, e é aqui que esta mulher me surpreende, sorri com tudo e para tudo.
- O coração não envelhece, não queira ficar sozinha, envelhecer sozinha custa muito!
"Uma pessoa pode ter tanto medo de envelhecer, que não consegue viver o agora.” Carl Jung